Como usar a produção de conteúdo para aumentar as vendas?

29 agosto 2017 / By Fábio Cherubini
Homem visualiza fotos em um tablet sobre uma mesa marrom com um notebook ao fundo. Entenda como a produção de conteúdo ajuda a aumentar as para vendas do seu negócio

A produção de conteúdo atrai visitantes para o seu site e tornar a sua marca mais conhecida. Conheça outras vantagens desta estratégia para vender mais.

Você já reparou como a produção de conteúdo para sites, blogs e mídias sociais é uma estratégia recorrente dos planejamentos de marketing digital?

Pois saiba que isso não ocorre por acaso.

A aposta cada vez mais alta em conteúdos relevantes é motivada pela força que a tática possui para conquistar melhores posições no Google, para alcançar os públicos adequados aos seus produtos e serviços e para melhorar a imagem da sua marca.

E isso sem contar em um ponto importante para startups, novos negócios e pequenas empresas: a possibilidade de se obter resultados sem precisar de investimentos vultuosos.

Entretanto, mesmo com o crescimento do marketing de conteúdo, muitas empresas ainda guardam desconfiança em relação aos resultados desta prática.

Se este é o seu caso, hoje explicarei porque e como a criação de posts exclusivos para blogs e mídias sociais podem aumentar as suas vendas.

Uma nova forma de consumir

Antes de mais nada, vamos imaginar a seguinte situação:

Digamos que você decida comprar uma bicicleta para ir ao trabalho.

Onde você procurará as informações para fazer a melhor escolha?

Provavelmente, você irá até algum amigo que já tenha uma bicicleta e depois acessará blogs, fóruns na internet e grupos em mídias sociais que se dediquem a esse assunto, certo?

Embora hoje isso pareça óbvio, essa não era a forma como comprávamos até alguns anos atrás.

Certamente, nós consultávamos — sempre que possível — algum amigo que entendesse do assunto. Mas e depois?

Depois todas as dúvidas eram tiradas direto com o vendedor das lojas escolhidas, que detinham um maior poder de influência sobre as nossas decisões de compras.

O Google e as mídias sociais se tornaram nossas principais fontes de informação

 

macbook pro com a página inicial do google aberta no navegador é usado sobre uma mesa de madeira com iphone ao lado. Produção de conteúdo melhora o posicionamento da página no Google e traz mais acessos e vendas.

 

Com a popularização da internet, os motores de busca on-line — mais precisamente, o Google — e as mídias sociais viraram os principais canais de informação para a aquisição de produtos e serviços — e até mesmo para a escolha dos locais em que iremos comprá-los.

Logo, se essa novidade ampliou a concorrência, por outro lado também aumentou a possibilidade de as empresas criarem canais próprios para influenciar as decisões dos compradores.

Mas como isso é possível?

Se você pensou em produção de conteúdo relevante, está certo!

Afinal, o que são conteúdos relevantes?

Ok, mas o que são esses conteúdos relevantes? Como eles chegarão até o consumidor? E como o nosso negócio venderá mais por meio dele?

Em primeiro lugar, um conteúdo relevante é aquele capaz de contribuir para que o comprador tire as dúvidas e faça a decisão de compras mais adequada.

Este conteúdo pode ser um texto em um blog, um vídeo explicativo, um e-book, um check-list ou uma outra oferta de informações que faça a diferença para o futuro cliente.

Para que o consumidor encontre as informações na internet, existem duas formas complementares:

  • A espontânea, em que os sites exploram estratégias de SEO para usar uma combinação de palavras-chave capazes de gerar tráfego;
  • E os anúncios no Google (Adwords), no Facebook (FacebookAds) e em outras mídias sociais, para que um grupo selecionado de pessoas encontre produtos, serviços ou alguma promoção oferecida pela sua empresa.

A partir disso, podemos concluir que para se ter um conteúdo relevante é preciso levar em conta o público-alvo — o qual será definido por meio de perfis fictícios, chamados de buyer personas –, a estratégia de palavras-chave adequadas ao mercado e as táticas mais eficientes para distribuição nas mídias sociais.

Como a produção de conteúdo gera vendas para o seu negócio

O aumento do acesso ao site do seu negócio por meio dessas estratégias já é um caminho natural para gerar vendas.

Afinal, por meio dessa tática, mais pessoas terão contato com a sua marca e entenderão como os seus produtos e serviços resolverão os problemas delas.

Entretanto, essa é só uma das formas como o marketing de conteúdo pode ser usado ao seu favor.

Com a produção de conteúdos, você conseguirá gerar e qualificar leads por meio de da assinatura de newsletters, por exemplo, e fechar vendas ao oferecer trials de produtos e cupons de desconto.

E há ainda uma outra vantagem, que é o maior entendimento das dúvidas e necessidades do seu público por meio da análise de resultados. Como isso, a sua empresa poderá avaliar o que está dando certo e errado e fazer melhorias nos produtos e serviços.

Como podemos perceber ao longo do texto, no fim das contas o marketing de conteúdo é uma ferramenta a mais para ampliar o alcance da sua marca, conhecer o seu público e atrair clientes sem precisar de grandes somas de dinheiro.

Agora, se você ainda tem dúvidas sobre como a produção de conteúdo pode impulsionar as suas vendas, entre em contato por meio do formulário da página ou então deixe a sua pergunta nos comentários. Até a próxima!

Sobre o autor

Fábio Cherubini

Fábio Cherubini é jornalista e profissional freelancer em produção de conteúdo, marketing digital e assessoria de imprensa. Aqui, dará dicas práticas para ajudar você a divulgar a sua marca na internet e obter os melhores resultados.

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